CulturaEducaçãoLíngua PortuguesaUniversidade chinesa Qinghua passa a ter o português como disciplina 

A partir de Setembro, universidade passa a ter o português como disciplina. Junta-se, assim, às outras 33 universidades que já ensinam a língua. 
31 de Julho, 2019783 min

A universidade chinesa Quinghua, uma das instituições  de ensino mais prestigiadas da China vai, a partir de Setembro, ter o português como disciplina. Junta-se, assim, às outras 33 universidades que já ensinam esta língua. 

Em comunicado de imprensa, a faculdade fez saber que vai, a partir do novo ano lectivo, ter a língua portuguesa como disciplina opcional em todas as licenciaturas.

A medida ilustra a “crescente importância dos países lusófonos para o comércio e diplomacia chineses. Nos últimos anos, as relações entre Portugal e China tornaram-se mais fortes, com o país asiático a comprar participações em grandes empresas das áreas da energia, seguros, saúde e banca, enquanto que milhares de particulares chineses compraram casa em Portugal”, acrescenta. 

Considerada como “uma das mais prestigiadas universidades chinesas”, a universidade situa-se a norte de Pequim e já formou “muitos dos líderes do país, incluindo o atual Presidente Chinês, Xi Jinping, e o antecessor, Hu Jintao”. 

Actualmente, a universidade chinesa tem cerca de 25 mil estudantes e a licenciatura em engenharia é a mais procurada. 

Para o próximo ano lectivo, 34 universidades chinesas vão ter o português como disciplina opcional. Destas, 25 oferecem, para além da disciplina opcional, licenciaturas em português. 

Estima-se que até ao momento, mais de 1500 alunos chineses já frequentaram cursos de português na China.  

 

 

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *