NegóciosTuristas chineses já podem pagar por WeChat Pay em Portugal 

O objectivo é facilitar o processo de pagamento destes turistas em Portugal, revelou em entrevista o Director Geral da Planet, Rui Ramos.
11 de Novembro, 201916213 min

A Planet Portugal assinou a 28 de outubro um acordo com a empresa chinesa Tenpay, permitindo aos turistas chineses pagarem as compras através do WeChat Pay, em Portugal. 

O acordo assinado com a Tenpay , empresa chinesa do grupo Tencent Financial Tecnhologies, tem como objectivo “lançar um programa que proporcione aos turistas chineses pagarem pelas compras ou serviços que adquirem no nosso país, de forma segura, rápida e eficiente”, revelou o Diretor Geral da Planet Portugal, Rui Ramos, ao Ni Hao Portugal.

Para Rui Ramos, o objectivo é simples: “melhorar a experiência de compra dos consumidores chineses, que podem agora pagar com a sua carteira digital em Portugal”. Foi com este argumento, que a Planet Portugal decidiu avançar e formar uma parceria com a Tenpay.

Segundo os dados do Turismo de Portugal , 315 mil turistas chineses visitaram Portugal em 2018, garantindo meio milhão de dormidas. “Só nos primeiros seis meses de 2019, Portugal já recebeu 200 mil turistas chinesas, o que significa um aumento de 18,4% em relação ao mesmo período do ano passado”. 

Sendo a Planet Payment , uma prestadora de serviços de pagamentos internacionais, perante o significativo e crescente volume de visitantes chineses que chegam a Portugal, “é muito natural que procuramos formas de ir ao encontro das suas necessidades, disponibilizando aos nossos parceiros os meios necessários para proporcionar a estes clientes uma agradável experiência nas suas compras Tax Free em Portugal”. 

A parceria, agora fechada, vai permitir assim “lançar um programa que permita aos turistas chineses”. O pagamento é feito através da funcionalidade de pagamento digital disponível no WeChat, o WeChat Pay. 

O WeChat surgiu em 2011 e apresenta-se como sendo uma “das plataformas de pagamento móvel mais populares na China, sendo que o seu número de transações diárias de pagamento ultrapassou os mil milhões em 2018”. Estima-se que 79% da população chinesa utilize WeChat.

Em 2018, o número de transacções ultrapassou os mil milhões e no mundo, o WeChat é utilizado por mais de 800 milhões de utilizadores. A aplicação está disponível em 15 idiomas e, embora possa ser utilizado por qualquer cidadão, os principais consumidores continuam a ser o povo asiático. 

O WeChat Pay é uma forma prática, fácil e muito acessível para realizarem todos os seus pagamentos no nosso país, nos quais contamos que se incluam as suas compras Tax Free.

 

 

Benefícios, lojas aderentes e expectativas

Através da parceria consolidada entre a Planet Portugal e o Tenpay, os consumidores chineses que visitam Portugal passam agora a ter disponível uma ferramenta “muito conveniente” (tecnologia QR Code), oferecendo-lhes a oportunidade de decidirem como vão efetuar o pagamento, “quer estejam no aeroporto a pagar uma refeição ou a comprar uma revista, num hotel a pagar a sua estadia, ou estejam nas mais luxuosas lojas do nosso país a realizar as suas compras Tax Free”. 

Caso o consumidor chinês decida utilizar o pagamento via WeChat, o processo é simples, intuitivo e cómodo:  no ato da compra, a Planet disponibiliza uma App aos lojistas para que lhes seja possível receber os pagamentos através da leitura dos códigos QR das contas WeChat dos clientes. 

“A “Planet Pay” App permite às lojas gerir toda a informação relativa aos pagamentos, disponibilizando a impressão de recibos, envio dos mesmos por email, assim como produção, impressão e envio por email dos mais diversos relatórios de actividade de pagamento”. 

Desse modo, os turistas chineses fazem o pagamento através da sua moeda – Yuan Chinês – sendo que depois, através da App, a loja recebe o pagamento já de acordo com a moeda local, neste caso o euro. 

Luxúria, joalharia, vestuário e realojaria são algumas das lojas que a Planet pretende apostar, já que se trata das lojas mais procuradas pelos turistas chineses, de acordo com os relatórios da Planet Portugal de Business Intelligence. Sem levantar o véu, Rui Ramos revelou que “já contamos com vários clientes/parceiros a utilizar este novo serviço. Atempadamente, iremos revelar essas parcerias”. 

Quanto à reacção dos turistas chineses, a Planet sente-se segura de que os turistas chineses, e a comunidade chinesa no geral, vão receber de bom grado esta medida. “Vão seguramente perceber, e reconhecer, que existe um esforço para lhes proporcionar as melhores condições para disfrutarem da melhor experiência possível ao realizarem os seus pagamentos, as suas compras, facilitando a todos os níveis a sua estadia em Portugal”. 

Relativamente ao futuro, as expectativas não podem ser mais positivas. “O lançamento deste serviço foi estrategicamente planeado, em parceria com os nossos clientes do sector da joalharia, para coincidir com a “Golden Week” – Dia Nacional da China – registando-se, nesse período, um aumento significativo de turistas chineses a viajar pela Europa. Este lançamento foi um sucesso”. 

No curto período desde o lançamento, aproximadamente uma semana, os pagamentos via WeChat Pay representaram 30% das operações realizadas pelos turistas chineses no país, o que faz prever “um crescimento exponencial no futuro, tal como aconteceu com o serviço Alipay, disponibilizado pela Planet no nosso mercado [português] há mais de um ano”.

 

Planet Portugal 

wechat
Rui Ramos, Diretor Geral da Planet

Segundo Rui Ramos, Director Geral, da Planet Portugal, a empresa apresenta-se no mercado português como sendo “um prestador de serviços e tecnologia de pagamentos internacional que apoia as empresas a ultrapassarem as necessidades dos seus clientes internacionais”. 

A actuar no mercado português há 30 anos, a Planet Portugal posiciona-se no mercado com a visão de “tornar-se no parceiro mais valioso em serviços, inovação e tecnologia” e com o objectivo de “desenvolver os nossos clientes uma parte das suas despesas geradas nas viagens internacionais”. 

Para que tal aconteça, a Planet disponibiliza serviços de pagamento que permitem aos compradores pagar pelos bens e serviços na sua moeda própria – Yuan Chinês – permitindo, dessa forma, facilitar a relação comercial entre os vendedores e os compradores. 

Com mais de 1500 especialistas em 60 mercados, divididos pelos cinco continentes, a prestadora de serviços promove “experiências em pagamentos internacionais de serviços para 300 mil comerciantes e mais de 100 bancos parceiros”. 

Sendo o WeChat uma das aplicações mais utilizadas pela comunidade chinesa, com centenas de milhões de utilizadores registados e cerca de 79% da comunidade chinesa, através deste acordo, a Planet oferece agora uma forma segura, rápida e eficiente de pagamento. 

Depois de ser implementada em vários mercados do grupo, o WeChat consolida-se agora em Portugal e a Planet torna-se assim a primeira empresa prestadora de serviços de pagamentos internacionais a disponibilizar esta forma de pagamento a nível nacional. 

 

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Posts Relacionados