ComunidadeCulturaDançaLíngua PortuguesaMúsicaSemana Cultural entre a China e os Países Lusófonos 

De 12 a 18 de outubro, Macau é palco da 11ª Semana Cultural entre a China e os Países Lusófonos.Música, dança, teatro, exposições, artesanato e gastronomia são algumas das actividades que integram o evento.
12 de Outubro, 2019715 min

De 12 a 18 de outubro, Macau é palco da 11ª Semana Cultural entre a China e os Países Lusófonos. Esta edição reúne vários artistas dos países de língua portuguesa. 

De Portugal, o grupo originário de Coimbra “Anaquim” viaja para Macau para expor alguns dos seus trabalhos. Em 2018, o grupo lançou o seu quarto álbum, a artesã Andreia Marques, cujo trabalho foca-se no uso de técnicas ancestrais de tecelagem. Para além da exposição, o grupo foi convidado a participar numa das conferências do evento. 

Para além dos artistas portugueses, marcam também presença alguns artistas de Angola (Lino Cerqueira Fialho), Brasil (DJ Dolores), Cabo Verde (DJODJE), Guiné-Bissau (José Manuel, Karina Gomes e Eric Dario), Moçambique (Grupo RM), São Tomé e Príncipe (Leguelá) e Timor Leste (Voz of Crocodile).

Esta semana cultural integra ainda mostras de artes plásticas e de artesanato, com a participação de artistas chineses, portugueses e de todos os países lusófonos. Além disso, a gastronomia lusófona vai também estar em destaque durante a semana. Cerca de dez chefs vão preparar iguarias típicas de algumas regiões de língua portuguesa, desde o Brasil, Portugal e até Goa e Macau. 

Para este ano, a organização decidiu inovar e já foram anunciadas algumas das novidades. A primeira tem a ver com o desfasamento da semana cultural, com as mostras de teatro a ocorrerem na semana a seguir à mostra, uma decisão estratégica da organização que espera assim atrair mais visitantes à cidade. Ao fim de seis anos, as performances de teatro não marcam presença durante a semana cultural, mas ainda assim para esta edição a organização convidou alguns grupos provenientes do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Angola. 

Outra das novidades é relativa a um dos temas alusivos à semana cultural – Uma Faixa e uma Rota Cultural. Sob este tema, será organizado uma exposição fotográfica que retrata alguns dos momentos vividos desde o início da rota, em 2013, até à actualidade. 

Para além da Rota da Seda, o evento expõe também outros elementos culturais que caracterizam a história do país asiático, como o 20º aniversário do regresso de Macau à China, em 1999 e os 40 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e Portugal, em 1979. 

A Semana Cultural da China e dos Países Lusófonos é organizada pelo Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Fórum Macau), sendo co-organizada pelo Instituto Cultural de Macau e pelo Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais da Cidade. O evento conta ainda com a colaboração das associações das comunidades lusófonas com sede em Macau. 

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *