CooperaçãoEconomiaRelações diplomáticasRelações económicasRelações jurídicasPortugal é o primeiro país europeu a assinar o Acordo de Cooperação com a Rota da Seda 

Ao todo, foram assinados quatro acordos de cooperação distintos entre Portugal e a China. 
14 de Setembro, 20191893 min

Portugal foi o primeiro país europeu a chegar – se à frente e assinou, no dia 12 de setembro, o primeiro Acordo de Cooperação com a China sobre a Faixa e Rota, a Nova Rota da Seda. 

As relações entre Portugal e a China estão, assim, ainda mais consolidadas com a assinatura do novo acordo de cooperação entre os dois países. “O relacionamento entre Portugal e a China é o melhor de sempre”, disse Cai Run, Embaixador da China em Portugal, ao jornal China Daily. 

Para além disso, Portugal assinou outros três acordos, tornando-se “o primeiro país da União Europeia a estabelecer uma parceria azul com a China, o primeiro da eurozona a emitir euro-obrigações em moeda chinesa e o primeiro país da Europa Continental a montar um centro de trabalho Luban [Arquiteto famoso da China antiga e mestre na construção e escultura] com a China”.  

Quanto aos investimentos, por cá, o país é o quinto maior destino do investimento das empresas chinesas na Europa. De acordo com o INE, “cerca de 15 milhões de euros são aplicados em energia, eletricidade, setor financeiro, seguro e saúde”. Embora Portugal não esteja no pódio, Cai Run disse que “o investimento das empresas portuguesas na China está a crescer de forma crescer”. 

Relativamente a Portugal, Cai Run disse que o relacionamento que agora estes dois países vivem é o melhor de sempre, sendo Portugal “um bom amigo da China e um participante importante na construção da Faixa e Rota”. Hoje, a Nova Rota da Seda é uma plataforma para as empresas chinesas se internacionalizarem. 

 

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *