Sem CategoriaLisboa debate o futuro de Macau na nova China

A agência noticiosa Lusa organiza a conferência internacional, agendada para o dia 16 de abril no Centro Científico e Cultural de Macau
2 de Abril, 2019464 min

China

No ano destas efemérides, a Lusa, a maior agência de notícias em português, com forte presença em todos os países de língua portuguesa e a única estrangeira com delegação em Macau, organiza duas conferências – em Lisboa e Macau – para debater as oportunidades de negócio na China do século XXI, o papel de Macau nos projectos da Grande Baía do Rio das Pérolas e o papel de Macau e de Portugal na ponte com os países da Lusofonia.

Em Lisboa, a conferência está agendada para o dia 16 de abril no Centro Científico e Cultural de Macau, e conta com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, do embaixador da China em Portugal, Cai Run, e do reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra, para além de uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na explicação sobre a escolha de Macau enquanto prioridade da Lusa, Nicolau Santos lembrou que “Macau foi definida por Pequim como a plataforma chinesa para a ligação aos países de língua oficial portuguesa, em particular aos países africanos” e acrescentou que a Lusa “é a única agência estrangeira no território”.

Além disso, vincou, “é incontornável para os responsáveis do Governo de Macau poderem passar as suas mensagens para fora das fronteiras estritas de Macau”.

Este ano é “particularmente importante e relevante para as relações entre Portugal e a China”, disse o presidente da Lusa, apontando a celebração dos 20 anos da entrega do território de novo à China, os 40 anos do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e os 70 anos da independência da República Popular da China.

“Tentamos, por esta via, consolidar e afirmar a nossa estratégia”, salientou, apontando que a conferência terá a presença de políticos, empresários e académicos portugueses e chineses, todos com profundo conhecimento dos dois países.

O programa está disponível aqui.

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *