CulturaMúsicaJovem acordeonista português vai representar Portugal na China

Com 18 anos, o músico concorre num dos escalões mais exigentes da 72ª Copa Mundial de Acordeão, a decorrer em Shenzhen.
8 de Agosto, 20191556 min

Pedro Ivan Gonçalves, um jovem acordeonista algarvio, vai representar Portugal na 72ª Copa Mundial de Acordeão, na categoria de Sénior Virtuoso, em Shenzhen, na China. Junta-se a ele e ao seu professor, alguns membros da associação Mito Algarvio, que vão organizar, no próximo ano, esta competição no Algarve.

A tocar acordeão desde os 10 anos, Pedro Ivan Gonçalves assume estar feliz, mas está ciente que é  “uma responsabilidade muito grande e que necessita de bastante trabalho para poder conseguir trazer um bom resultado. Como sempre vou dar 200 por cento de mim!”, disse em entrevista à Barlavento. 

Com 18 anos, o jovem vai representar Portugal num dos escalões mais exigentes da competição – Sénior Virtuoso -, enquanto que Nelson Conceição será, para além da função de professor de Pedro Ivan, jurado de outros escalões. 

Para que Pedro Ivan se apresente nas melhores condições na competição, Nelson Conceição admite que “não é fácil a preparação de um jovem acordeonista para a Copa do Mundo”. Com a competição a chegar,  Pedro Ivan mudou-se para a residência do seu professor para que pudesse aproveitar todas as oportunidades de ensaiar. 

O jovem músico e intérprete tem vindo a  preparar a sua participação em Shenzhen com seis temas distintos: três para a fase de apuramento e outros três para a final. Na final, os temas escolhidos são “Tico-Tico, Notas Vagabundas e Charolesca”, da autoria de Nelson Conceição. 

Descrita como sendo uma  das mais importantes competições mundiais de acordeão, a 72ª edição conta com centenas de participantes de várias nacionalidades. 

A prova é organizada pela Confédération Internationale des Accordéonistes (CIA), membro oficial da Intrernational Music Council da UNESCO, em conjunto com a Accordion Association of Chinese Musicians. Com um orçamento de meio milhão de euros, a organização financia 300€ para as deslocações de cada participantes.

No ano passado, a competição realizou-se na Lituânia e congratulou o português João Palma com uma vitória na categoria de Virtuoso Júnior, a mesma com que Pedro Ivan vai competir na próxima semana, tornando-se no “primeiro português a vencer na categoria”. 

Com escalas em Frankfurt e Xangai, a comitiva portuguesa viaja este domingo para a China para competir na Copa Mundial de Acordeão. 

Para além de Pedro Ivan Gonçalves e Nelson Conceição, João Pereira – Presidente da Mito Algarvio – , Sérgio Conceição e João Sena – membros da Mito Algarvio – vão também à China, não só para representar o país, mas também com o objectivo de entender melhor a competição, já que, em outubro do próximo ano, serão eles a organizar e receber, no Algarve, esta competição mundial. 

A competição tem início na próxima quinta-feira,15 de agosto,  com as provas de apuramento. Na sexta-feira à noite, realiza-se a final da Copa Mundial, com a cerimónia de encerramento a realizar-se no sábado de manhã. No domingo, a comitiva portuguesa regressa, estando a chegada prevista ao Algarve para o dia seguinte. 

 

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *