ComunidadeHo Iat Seng é o novo Chefe Executivo de Macau e “a pessoa certa para o cargo” 

Eleito como chefe do Executivo do território macaense, a tomada de posse está agendada para dia 20 de dezembro.
27 de Agosto, 2019734 min

No passado domingo, 25 de Agosto, Ho Iat Seng foi eleito chefe executivo do território macaense, alcançando 98% dos votos da Assembleia Legislativa (AL). 

Y Ping Chow, Presidente da Liga dos Chineses em Portugal, está contente com a vitória de Ho Iat Seng e revela que “este saberá lidar com a situação em Hong Kong, tendo em conta a sua experiência”. Também Lam Peng San, ligado ao grupo Estoril-Sol, mostra-se satisfeito com a nomeação, “é a pessoa certa para estar no cargo e que terá pulso firme para manter a estabilidade de Macau”.  

Num comunicado feito à Lusa, Yang Guang, o porta-voz do Gabinete, “enalteceu o amor à pátria e a Macau do futuro chefe do Executivo e a sua confiança no Governo de Pequim”. Já o Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado chinês assume que há uma “sintonia entre o Governo Central e o novo chefe”. 

Sendo o único candidato ao cargo, o agora Chefe Executivo mostrou ser reconhecido por todos os setores da sociedade e “acredita ter boas capacidades de governação e apoio das gentes de Macau”.  

Ho Iat Seng

Ho Iat Seng, com 62 anos, nasceu em Macau e tem raízes em Zhejian, província chinesa de onde é a maioria dos emigrantes chineses que residem em Portugal.

Estreou-se como deputado da AL em 2009, ano em que foi eleito vice-presidente da mesma. Quatro anos depois e até abril deste ano, Ho Iat Seng exerceu as funções de presidente. 

O ex-presidente da AL de Macau e agora novo chefe executivo alcançou a vitória com 98% dos votos. Foi eleito com 392 votos a favor, sete em branco e um nulo, da comissão eleitoral composta por 400 membros. 

Eleito no domingo como chefe do Executivo do território macaense, a tomada de posse está agendada para dia 20 de dezembro. Seng substituirá, assim, Fernando Chi Sai On, que exerce as funções há uma década. 

 

 

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *