EducaçãoComunidadeCulturaLíngua PortuguesaFormação de Professores de Chinês 2019 

A formação realiza-se entre 25 e 26 de outubro no Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa. 
21 de Outubro, 2019874 min

O Instituto Confúcio da Universidade de Lisboa, em parceria com a Sede dos Institutos Confúcio, organiza nos próximos dias 25 e 26 de outubro uma formação para professores de chinês. A formação destina-se a “professores locais de chinês, professores integrados no Projecto-Piloto do Ministério da Educação e outros docentes de chinês em Portugal”, revela a organização. 

Para a actividade, a organização convidou vários especialistas no ensino da língua chinesa – as professoras Fei Huibin e Emília Dias e o professor Juanjo Ciruela. 

Fei Huibin é doutorada na Faculdade de Chinês como Língua Estrangeira da Universidade Normal de Xangai e é especialista de linguística e linguística aplicada. “Os seus interesses de pesquisa incluem o ensino do chinês como língua estrangeiras e língua cognitiva”. Actualmente lecciona na Universidade Normal de Yunnan. Emília Dias estudou e ensinou chinês em Tianjin e Xangai e é licenciada em Estudos Orientais e Mestre em Estudos Interculturais Português/China e lecciona na Universidade do Minho. Já Juanjo Ciruela é professor na Universidade de Granada e “as suas áreas de docência e investigação são língua chinesa, linguística chinesa e ensino de chinês como língua estrangeira”. 

Durante a formação, irão ser abordados os seguintes aspectos:  aprendizagem de técnicas no ensino de chinês e estratégias para desenvolver a capacidade de uso do chinês por parte dos estudantes; características da aprendizagem da língua chinesa por estudantes portugueses; análises de casos de ensino: quatro práticas de ensino em sala de aula por professores locais; ensino de caracteres chineses. Além disso, no final da formação, formadores e formandos poderão partilhar experiências próprias na prática de ensino da língua chinesa. 

A cerimónia de abertura está agendada para as 15h de sexta-feira, dia 25 de outubro. Nela, estará presente o representante da Direção da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o chefe do Departamento de Educação da Embaixada da República Popular da China e o representante do Ministério da Educação. A formação ocorre durante a tarde de sexta-feira e o dia de sábado, estando a cerimónia de encerramento marcada para as 16.40 horas de sábado. 

Para inscrições aceda a https://www.confucio.ulisboa.pt/pt/

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *