CulturaMúsicaTeatroFado e teatro português representados no 21º Festival Internacional de Artes da China 

O programa integra 98 espectáculos e decorre de 18 de outubro a 17 de novembro em Xangai, na China.
15 de Outubro, 2019844 min

O 21º Festival Internacional de Artes da China inicia-se já no próximo dia 18 de outubro e ao longo do mês irá apresentar um conjunto de 98 espectáculos nas mais variadas performances artísticas e culturais dos quatro cantos do mundo. 

Em entrevista ao Ponto Final, a organização do evento referiu que este festival pretende “invocar o poder de todas as artes do mundo para incentivar a criação artística local, potenciar o espírito humanístico de Macau e criar uma nova marca de turismo cultural”. O festival promete impulsionar o turismo através da cultura permitindo aos turistas experimentarem mais projectos culturais em Xangai. “Este será um mês inesquecível e pleno de emoções”, acrescenta. 

Em Xangai, a cultura portuguesa irá ser representada pelo teatro e pelo fado português. O ator Elmano Sancho será o primeiro português a representar o país nesta edição. Nos dias 22 e 23 de outubro, o ator sobe ao palco para representar a peça “Misterman”, de Enda Walsh. 

Trata-se da representação de um homem de 33 anos, Thomas, que vive com a mãe incapacitada numa aldeia chamada Inishfree. “Sai todos os dias de casa, munido de uma agenda, para inspecionar o comportamento dos habitantes da aldeia e assegurar o cumprimento dos valores morais e éticos. Tem a convicção de que se trabalhar muito poderá salvar o mundo, erradicar o pecado e sentar-se ao lado de Deus. Ainda assim, pauta-se por uma atmosfera de violência iminente e constante contra um mundo que não o entende”, lê-se na sinopse da peça.  

A peça teatral será representada pelo actor em português e será acompanhada com legendas em chinês e inglês. O espectáculo decorrerá na sala de espectáculos do Grand Theatre, em Xangai. 

Depois de Elmano Sancho, Xangai receberá, a 26 e 27 de outubro, nos seus palcos o que mais português existe – o fado. Carminho, Rodrigo Costa Félix e Inês de Vasconcelos integram o leque de fadistas que vão representar Portugal no City Lawn Music Plaza, situado junto ao Concert Hall de Xangai.

Este megaevento internacional de artes e cultura é organizado pelo Governo Municipal de Xangai e conta com o apoio do Ministério Chinês da Cultural e Turismo. 

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *