ComunidadeCulturaInauguração das “Recordações Memoráveis de 1999” 

A exposição fotográfica celebra o 20º Aniversário do Retorno de Macau à Pátria. Patente até 27 de dezembro na Delegação Económica e Comercial de Macau, em Lisboa.
10 de Outubro, 2019538 min

Foi ontem inaugurada a exposição fotográfica “Recordações Memoráveis de 1999” na Delegação Económica e Comercial de Macau, em Lisboa. 

No evento, esteve presente o Embaixador da China em Portugal, Cai Run, e dois ex-governadores de Macau – Garcia Leandro, Governador de Macau entre 1974 e 1979, e Rocha Vieira, último governador de Macau entre 1991 e 1999. A apresentação da exposição ficou a cargo da Diretora do Arquivo de Macau, Dr. Lau Fong. 

Este ano, a China celebra várias datas históricas. Depois de no passado dia 1 de outubro o país ter celebrado os 60 anos da Revolução Chinesa, agora é tempo de repor as energias e começar os preparativos para o 20º Aniversário do Retorno de Macau à Pátria. Foi nesse pensamento que  o Arquivo de Macau decidiu organizar esta exposição que apresenta uma selecção de mais de setenta fotografias da colecção da Comissão dos Diversos Sectores de Macau para as Actividades de Celebração de Retorno de Macau à Pátria (CDSMP) “para partilhar momentos marcantes e importantes na reunificação, assim como reviver uma memória colectiva que há muito é apreciada”, revelou a Dr. Lau Fong no seu discurso. 

 

recordações memoráveis recordações memoráveis recordações memoráveis recordações memoráveis recordações memoráveis recordações memoráveis recordações memoráveisrecordações memoráveis

recordações memoráveisrecordações memoráveis recordações memoráveis recordações memoráveis recordações memoráveis recordações memoráveis

A 20 de dezembro de 1999, a República Popular da China retomou a soberania sobre Macau com o retorno do território à Pátria. Faltando menos de um ano para a celebração deste evento, foi criada a Comissão dos Diversos Sectores de Macau para as Actividades de Celebração de Retorno de Macau à Pátria no âmbito de vários setores e associações comerciais de trabalhadores, de mulheres, de jovens, de cultura, de desportos, de educação e de artes. O objectivo é organizar e coordenar os eventos relacionados com a celebração da reunificação de Macau com a Pátria, “bem como incentivar e encorajar a participação do público nestes eventos”. 

Desta forma, cabe à CDSMP organizar as celebrações da reunificação com os residentes de Macau, promover e apoiar as celebrações realizadas por outras organizações comunitárias, e criar um ambiente festivo para o retorno de Macau à Pátria e mostrar ao mundo um novo Macau com características distintas. 

Para celebrar esta ocasião, este ano “apresentamos o segundo “Encontro em Macau – Festival de Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, tomando a cultura como a ligação e as artes como portadoras. Como tal expandimos a nossa celebração e introduzimos novos elementos com base no conteúdo existente”. Ao longo deste ano, o encontro tem organizado uma série de actividades, de entre os quais a exposição “Recordações Memoráveis de 1999”.

“Recordações Memoráveis de 1999” está patente até 27 de dezembro na Delegação Económica e Comercial de Macau, em Lisboa.

Esta exposição fotográfica é organizada pela Delegação Económica e Comercial de Macau e conta com o apoio do Instituto Cultural do Governo da R.A.E. de Macau e do Arquivo de Macau. A entrada é gratuita. 

Notícia relacionada

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *