ComunidadeCulturaFotografiaExposição fotográfica “O Caminho Chinês”

Ao todo, cerca 80 fotografias retratam a vida quotidiana do povo chinês. A ver, a partir de 28 de novembro, no Museu da Fundação Oriente.
11 de Novembro, 2019734 min

O Museu da Fundação Oriente inaugura a 28 de novembro, pelas 18.30 horas, a exposição fotográfica “O Caminho Chinês”, da autoria de Paolo Longo. 

A exposição mostra a “viagem do coração na vida quotidiana do povo chinês na época do boom económico e da grande transformação económica, social e cultural”, revela o artista no comunicado de imprensa do evento. 

A viagem que o mesmo fala retrata a primeira vez que foi à China, em janeiro de 2004, enquanto correspondente. “Quando cheguei à China para começar a trabalhar como correspondente da RAI, a televisão nacional italiana, tinha uma imagem da transformação da China baseada nos grandes sinais económicos e políticos. Um sexto da população do planeta passava pela maior experiência política e económico-social da História. Comecei então a olhar mais profundamente para o quadro completo e a descobrir não o povo chinês, mas os chineses”. 

Ao todo, cerca de 80 fotografias vão estar expostas até fevereiro no Museu da Fundação Oriente. “Cada fotografia é um relato, cada imagem que a máquina fotográfica crava no tempo e no espaço pode ser um relato que remete para outras histórias, para outros relatos. Histórias de pessoas, histórias verdadeiras, imagens da vida de todos os dias que, à primeira vista, pode parecer banal, previsível, mas esconde política, história, cultura, emoções, desejos e segredos de uma sociedade”. 

Paolo Longo nasceu em Itália e é jornalista, documentarista e fotógrafo. Durante vinte e cinco anos trabalhou no estrangeiro como correspondente da RAI. Desde 2015, reside em Portugal e dedica-se à fotografia. 

Esta exposição já esteve entre 2016 e 2017 exposta na Galeria da Academia de Arte de Macerata, na Fundação Monte di Bologna e no Museo delle Culture, em Milão. 

“O Caminho Chinês” é inaugurado a 28 de novembro, pelas 18.30 horas, e estará patente até 23 de fevereiro. Para a inauguração, a entrada é gratuita, sujeita a inscrição. 

Mais informações.

 

 

 

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *