CooperaçãoEconomiaChina promoverá cooperação com Portugal em pesquisa marítima e meio ambiente

Memorando de entendimento visa áreas que vão desde a mudança do nível dos mares, terremotos na região, pesquisa meteorológica até à pesquisa do mar e do meio ambiente
6 de Junho, 2019593 min

O director do Segundo Instituto de Oceanografia do Ministério dos Recursos Naturais da China, Li Jiabiao, visitou Portugal recentemente com pesquisadores chineses para estabelecer uma cooperação abrangente na área de pesquisa marítima e meio ambiente.

Durante a viagem, a comitiva chinesa visitou a Collaboratory for Geosciences (C4G) de Portugal, o Observatório Oceânico da Madeira e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e consequentemente assinou um memorando de entendimento com Rui Fernandes, representante da C4G em Portugal.

De acordo com o documento, os dois lados vão cooperar de forma abrangente em áreas como mudança do nível dos mares, terremotos na região, pesquisa meteorológica e pesquisa marítima e do meio ambiente.

O Segundo Instituto de Oceanografia do Ministério dos Recursos Naturais da China foi fundado em 1966 e é um instituto de pesquisa marítima focado em pesquisas científicas sobre o mar, oceanos e oceano polar, pesquisa e desenvolvimento e aplicação de alta tecnologia do ambiente marinho e exploração de recursos.

Este ano marca o 40º aniversário das relações diplomáticas entre a China e Portugal com Portugal sendo o primeiro país da Europa Ocidental a assinar um memorando de entendimento sobre a construção do Cinturão e Rota.

Actualmente, os dois países já estabeleceram uma “parceria azul”, atribuindo grande importância ao aprofundamento da cooperação na área de pesquisa marítima.

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *