EconomiaAlibaba quer investir 300 milhões de dólares na Farfetch

Gigante chinês procura ainda criar uma joint-venture junto da empresa luso-britânica.
5 de Novembro, 20203243 min

O grupo chinês Alibaba está em negociações “avançadas” com a Farfetch para investir 300 milhões de dólares (cerca de 250 milhões de euros), na empresa de “luxury fashion” fundada pelo português José Neves, avançou o “The Information”.

Citando fontes familiares , o jornal norte-americano fala ainda da possibilidade da gigante do comércio electrónico chinesa, com 874 milhões de utilizadores na suas aplicações de compra, e o marketplace para boutiques de “luxury fashion”, criarem uma joint-venture, numa altura em que a China emerge como um dos principais mercados para as marcas de luxo.

Alibaba anunciou lucros de 47.591 milhões de yuan (cerca de 5.8 milhões de euros) no primeiro trimestre fiscal, um crescimento homólogo de 124%. A luso-britânica Farfetch faturou 1,02 mil milhões de dólares no ano passado (cerca de 920 milhões de euros) mas registou prejuízos de 339 milhões de euros.

No dia em que foi anunciado o investimento por parte do gigante chinês, a Farfetch disparou para 18,13% na bolsa nova-iorquina, para 33,23 dólares.

A Farfetch, com sede fiscal em Londres e cotada desde setembro de 2018 na bolsa de Nova Iorque, está assim a capitalizar estes novos dados, numa altura em que a China surge como o mais importante terreno de jogo para as marcas de produtos de luxo.

“A Alibaba, cujas apps de compras contam com 874 milhões de utilizadores mensais ativos na China, e a Farfetch, um popular mercado para boutiques de moda independentes, estão também em conversações para criarem uma joint-venture chinesa”, sublinha o The Information.

Além disso, segundo as mesmas fontes, a suíça Richemont – dona da joalheira Cartier e da relojoeira Montblanc –, que fez parceria com a Alibaba para criar aplicações móveis, está também a ponderar investir na Farfetch a par com a gigante chinesa.

A Farfetch, da qual José Neves é fundador, CEO e co-presidente, tem neste momento uma capitalização bolsista de 11,29 mil milhões de dólares e no acumulado do ano sobe 216,8%.

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *