Relações económicasAcordo agro-alimentar China-UE protege vinhos portugueses

As previsões são do IVDP que acredita que o acordo vai proteger no mercado chinês os vinhos produzidos no Douro e Porto. 
27 de Julho, 20205194 min

Na semana passada, a União Europeia  (UE) e a  China estabeleceram um acordo sobre indicações geográficas protegidas para produtos agrícolas, alimentos e vinhos, para defender denominações de origem de ambas as partes. 

Nesta segunda-feira, 27 de julho, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), revelou que o acordo irá proteger no mercado chinês os vinhos produzidos nas regiões denominadas do Douro e do Porto, em Portugal.

O IVDP garante que “após a entrada do acordo em vigor, apenas poderão ser comercializados na China vinhos com as designações Douro ou Porto que cumpram os requisitos de certificação das autoridades portuguesas competentes”. 

De acordo com a Lusa, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto lembra que quatro anos após a entrada em vigor do acordo, “o acordo será alargado a mais 175 denominações, existindo também um mecanismo que permite a inclusão de mais indicações geográficas no futuro”, salienta. 

Na semana passada, o acordo foi aprovado pelo Conselho Europeu e irá entrar em vigor após ser assinado por ambas as partes e aprovado pelo Parlamento Europeu, que segundo o instituto realizar-se-á nas próximas semanas. 

Em Portugal, o acordo que contempla ambas as partes protege cinco tipos de vinhos portugueses – Alentejo, Dão, Douro, vinho do Porto e vinho verde. Além disso, abrange igualmente a Pêra-Rocha do Oeste.

Na União Europeia, o primeiro acordo comercial bilateral significativo assinado entre a União Europeia e a China assegurará que 100 indicações geográficas do sector agroalimentar europeu passem a ser protegidas no mercado chinês.

Além da União Europeia, serão também protegidos 100 tipos de produtos chineses serão protegidos na União Europeia, incluindo chás como o Pu’er e bebidas alcoólicas como o licor de arroz ‘baijiu’ Moutai.

Notícia relacionada.

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *