CulturaAgendaA magia do teatro de marionetas chinês

Mostra patente no Museu da Marioneta, em Lisboa , com marionetas, sombras e máscaras do Norte, do Sul e do Oeste do país. Até 1 de Setembro.
31 de Julho, 20191034 min

O Museu da Marioneta, em Lisboa, tem patente uma mostra sobre a fascinante cultura do teatro de marionetas chinês, com marionetas, sombras e máscaras do Norte, do Sul e do Oeste do país.

A mostra, comissariada por Robin Ruizendaal (director do Taiyuan Asian Puppet Theatre Museum) está aberta ao público até 1 de Setembro.

Teatro de Marionetas
Marioneta Chinesa
As muito especiais marionetas de vara de metal da área do dialecto de Chaozhou, no sul da China, estão muito bem representadas. Estas marionetas tridimensoinais têm origem no teatro de marionetas de sombras e são as únicas com cabeças de barro em vez de madeira.

O próprio teatro de sombras é mostrado na exposição com muitos exemplos das famosas marionetas de sombra de Tangshan, no norte da China. O teatro de sombras tem as suas raízes na Ásia, e na China central e norte desenvolveu-se e transformou-se na mais sofisticada forma de teatro de sombras do mundo.

As marionetas de luva são originárias da área costeira de Fujian. Os seus habitantes migraram desde o século XVII para a ilha Formosa (Taiwan) e o sudeste asiático, levando consigo as suas tradições de teatro de marionetas de luva. Na exposição podemos ver as marionetas Golden Ray de Taiwan e as Wayang Potehi da Indonésia. Pela primeira vez as marionetas da diáspora de Fujian e as suas transformações em diferentes comunidades chinesas são mostradas em conjunto numa exposição.

Por fim, mas não menos importante, a exposição conta ainda com um magnifico conjunto de máscaras Nuo da provincia de Guizhou. Estas máscaras foram usadas por actores das aldeias como parte dos rituais religiosos sazonais.

As máscaras, como as marionetas, são excelentes exemplos da escultura chinesa. Cada máscara é uma obra de arte em si mesma, representando as faces de deuses, heróis, demónios e gente comum da China.

Esta exposição abre uma janela para um único e vivo elemento da cultura chinesa raramente visto pelos visitantes. Palcos temporários são ainda construídos todas as noites nas zonas rurais e com o som de gongos e tambores, as marionetas entram em palco com todo o seu esplendor.

Ver mais.

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *