Cultura5ª edição do Macau Design Week 2019 

Para este ano, um dos grandes destaques é a exposição de cinco estúdios portugueses no local. 
10 de Outubro, 20191778 min

De 11 a 26 de outubro realiza-se a Macau Design Week 2019, no espaço Renovation of the Tap Siac Square Commercial Centre R3, em Macau.  

Nesta edição, a organização decidiu premiar e homenagear vários designers portugueses, com a exposição dos seus trabalhos durante a semana mais importante para o design macaense

Ao todo, cinco estúdios de design portugueses – R2 Design, This is Pacifica, Drop, Non-Verbal Club e Toni Grilo – serão expostos no espaço, representando “a excelência do design que se faz em Portugal”, quem o diz é Emanuel Barbosa, design e professor português que assume, para este evento, as funções de curadoria.

Para além da exposição, o estúdio português This is Pacifica foi convidado a dar uma conferência durante o primeiro dia do evento. 

O Macau Design Week 2019 é um projecto organizado pela Associação Cultural Portuguesa (ACPT), numa parceria com a Macau Designers Association (MDA) e com o Centro de Design de Macau. 

Para a organização, este é um projecto que pretende, essencialmente, encontrar e reconhecer vários designers dos quatro cantos do mundo, promovendo-os em Macau. Esta será já a décima primeira edição do projecto.

Macau Design

Toni Grilo

Designer e diretor de arte. Nasceu em França e aos 22 anos veio viver para Portugal. “É obcecado pela beleza de processos e materiais técnicos”. 

Em 2005, fundou a sua primeira empresa, a agência Objection numa parceria com o designer Elder Monteiro. Três anos mais tarde decide abrir a sua própria empresa, com conteúdos próprios e desde então que cria produtos, móveis e cenografia. “Ao longo dos anos, o designer tem desenvolvido várias marcas contemporâneas peças de design atemporais, como Riluc em 2009, Haymann Editions em 2012 e Blackcork em 2014”. 

No ano passado, cofundou a Marm, uma marca de iluminação de mármore com a fabricante MCM, e também INOT, “uma edição gratuita de peças excecionais em colaboração com artesãos”. 

DROP 

Fundado em 1996, trata-se de um estúdio de design gráfico com sede em Matosinhos. Criado por João Faria, o estúdio desenha produções culturais. Nos primeiros anos o espaço esteve muito concentrado “no trabalho relacionado à música, projetando capas de álbuns e pósteres”. 

João Faria é formado em Design de Comunicação e é professor da ESAD Matosinhos desde 1996. Os seus trabalhos já foram expostos em vários espaços internacionais, como Espanha, Turquia, França, Madrid, bem como em espaços nacionais. 

This is Pacifica 

Assume-se como um estúdio de comunicação independente e a sua sede é no Porto. Este, é um espaço que trata de Branding, Design Gráfico, Design Interativo, Web Design, Design de Espaço, Design Editorial, Publicidade e Eventos e Marketing de Relacionamento. Foi criado em 2007 por Pedro Serrão, Pedro Mesquita e Filipe Mesquita. 

Actualmente a equipa é constituída por cerca de 30 elementos, portugueses e estrangeiros. 

Non-Verbal 

Também com sede na cidade invicta, o Non-Verbal é um estúdio de design que procura fornecer soluções de design personalizado e consultoria de comunicação para clientes que procuram um trabalho que vai além das suas expetativas. 

“Todos os projetos são dedicados entre o artesanato e à tecnologia, entre a racionalidade e a poesia, e entre a expetativa e a surpresa”. 

“Valorizamos perspetivas inteligentes e informadas, que apoiamos através de um processo intensivo de pesquisa, com um desenvolvimento de estratégias e colaboração de redes, garantindo que a nossa resposta seja personalizada para cada pedido feito”. 

R2

Criado por Lizá Defossez Ramalho e Artur Rebelo este é um estúdio com sede também no Porto. “Este é um estúdio especializado em identidade gráfica e em design ambiental, com forte foco no teatro, na arte contemporânea e na arquitetura”. 

A exposição estará patente de 11 a 26 de outubro no espaço Renovation of the Tap Siac Square Commercial Centre R3, em Macau. A entrada é gratuita.

 

Macau Design Week 2019

11 a 26 de outubro no espaço Renovation of the Tap Siac Square Commercial Centre R3, em Macau.

Deixa uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *